segunda-feira, 19 de julho de 2010

Telefone sem fio não dá!


Hoje encontrei uma moça que eu não via há alguns anos. Eu no modelito academia. Ela no modelito gestante. O papo foi mais ou menos assim:
Ela: "Oi! Você ainda malhando, hein?"
Eu: "Pois é... e vc grávida! Parabéns! Que delícia outro bebezinho!"
Ela: "É... Escuta, na sua academia tem yoga, pilates?"
Ela: "É que uma amiga me disse que se eu começar agora, aos 4 meses e meio, é certo que terei parto normal e conseguirei amamentar"
Eu: "Oi? Hein? Como?"
Ah... essa brincadeira de telefone sem fio me deixa doida! Coisa mais chata! Todo mundo sabe que sou super a favor de qualquer tipo de atividade física (inclusive durante a gestação). Mas onde já se viu dizer um negócio desses a alguém?
O tipo de parto depende de tanta coisa! Depende da saúde da mamãe (da avaliação de todos os seus exames, da pressão sanguínea, do tamanho e "abertura" da bacia, do fator RH, da quantidade e qualidade do líquido aminiótico, placenta, etc.),e depende da saúde do bebê também (se ele é grande demais ou frágil demais, se ele apresenta redução nos batimentos cardíacos ou no fluxo de oxigênio, da posição em que ele se encontra, etc.) Ok. Acredito que o parto normal seja excelente para ambos. E mais seguro, inclusive, já que não é uma cirurgia. Mas infelizmente não vivi esta experiência. Tenho dois filhos, que vieram ao mundo em duas cesarianas. Minha filha mais velha chegou ao mundo com 41 semanas de gestação. Esperei pelo parto normal até o fim, mas o batimento cardíaco dela começou a diminuir. Ela estava "atravessada" e eu não tinha sequer um centímetro de dilatação. O meu caçula chegou muito antes disso. Veio ao mundo com 31 semanas, também quando os batimentos cardíacos tiveram uma drástica redução. Eu estava com pouquíssimo líquido aminiótico e ficar lá dentro era um sofrimento danado para o meu bichinho...Até que ele foi bem guerreiro! Na boa? Não me sinto nem menos mãe e nem menos mulher por isso...
Quanto à amamentação, amamentei os dois, numa boa. Uma experiência maravilhosa e inesquecível. A mais velha amamentei até os 10 meses e o segundo até os oito. E apesar da cesariana, eu tinha tanto leite que enquanto estive no hospital cheguei a doar... Sinceramente? Amiga, prima, tia e avó é tudo de bom, mas durante a gestação, converse com o seu médico. Ele acompanhou todo pré-natal e sabe exatamente como anda a sua saúde e a do seu pimpolho. Confie nele até o fim. Afinal, foi a confiança que te levou até ele, não?

2 comentários:

  1. Você está coberta de razão....Estou cansada de ouvir esse tipo de coisa no consultório...Me aparece cada uma!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que eu não estou sozinha, doutora!

    ResponderExcluir