sábado, 6 de novembro de 2010

Me sentindo incompetente...

Odeio me sentir incompetente ou dependente, mas ultimamente tenho me sentido assim com frequência. Como mãe e como jornalista. O motivo? Essa tal de reforma ortográfica.
Ô coisinha mais irritante!! E olha que eu não sou do tipo que costuma ficar de má vontade com as coisas novas, não. Pelo contrário! Sou daquelas que quase sempre aprova mudanças. E acho que é exatamente aí que o bicho pega, pois tá difícil engolir algumas alterações... quer dizer, engolir eu até engulo... mas não consigo por em prática! Prontofalei!
Fala sério?!
Tá certo. O trema é uma coisinha que não vai deixar saudades. Afinal, quantas pessoas você conhece que ainda escreviam cinqüenta, seqüestro? Sinal verde para esta alteração. Na minha opinião já foi tarde...
Mas como é que eu desaprendo a escrever "idéia", "jibóia", "platéia", "estréia", "colméia", "paranóia"? Peraí que agora acendeu uma luz amarela aqui... Ah!... E eu também não posso mais escrever enjôo e nem vôo...E também não posso mais diferenciar "pára de para". Ihh... tô confusa...
Agora é o seguinte. O que eu não gosto mesmo é de escrever antirrábico, antirracismo, antirreligioso, antissocial, biorritmo, semirreta, etc. Sinal vermelho total! É horrível! Mas, infelizmente, é assim que se escreve agora. Não se usa mais o hífen quando o prefixo termina em vogal e o "segundo elemento" começa com r ou s. E faz o seguinte: dobra a tal letrinha. Tá. Acho que eu consigo decorar. Só não consigo aplicar no dia a dia.
Chega! Eu não quero mais! Quero de volta o meu dicionário antigo! Quero tudo como era antes, inclusive o direito de fazer uns frilas como revisora de textos! E quero de volta também a admiração e o respeito dos meus filhos, que agora pensam que a mãe deles é uma imbecil totalmente dependente do "Guia Prático da Nova Ortografia".

2 comentários:

  1. Nossa, entao meus textos devem ter erros mil porque, assumo, acabei nao me interessando muito por essa reforma ortografica. Que vergonha! eheh
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  2. Betinhazinha,
    uma a menos pra passar nervoso com essas alterações, né não?...rsrs
    obrigada pela visita e volte sempre!
    bjs.

    ResponderExcluir