quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Esse tal sentimento...

O Michaelis define Culpa assim:
1. Ato repreensível e criminoso
2. Responsabilidade por um ato ou omissão repreensíveis ou criminosos
3. Consequência de ter feito o que não se devia fazer
4. Delito, crime
5. Causa de um mal
6. Pecado

O Aulete, entre outras coisas, diz: Sentimento insistente e doloroso que alguém experimenta por ter agido mal ou faltado com um dever

Daí que não me considero criminosa e nem pecadora, mas já experimentei inúmeras vezes esse "tal sentimento insistente e doloroso", porém nunca acreditei estar agindo mal ou deixando de cumprir com os meus deveres... Foi realmente difícil me equilibrar entre a vida de mãe,  jornalista, esposa, dona de casa... E esse "tal sentimento" me acompanhou desde muito cedo, especialmente quando:
- Não pude participar das festinhas escolares dos meus filhos, pois estava em fechamento na revista
- Tive de interromper a amamentação, pois fiquei presa em outra cidade por conta de uma entrevista
- Em todos os feriados que trabalhei, enquanto os filhos e o maridão estavam em casa
- Não vi minha filha mais velha dando seus primeiros passinhos
- Não estava presente quando o meu filho caçula caiu do berço
- Não pude ficar com o meu marido durante uma longa estadia forçada no hospital

A lista seria imensa, mas essa não é a questão principal deste post... O mais importante é dizer que é absolutamente errado usar a palava culpa assim, indiscriminadamente. É pesado demais, pejorativo...
Será que alguém pode, urgentemente, encontrar uma definição um pouco mais light para "esse tal sentimento"?

Um comentário:

  1. seria muuuito exagerado dizer que tem horas que a "culpa" ou sei lá o quê é tamanha que eu me sinto uma criminosa sim???????

    adorei o post, só pra variar....

    bjocas

    ResponderExcluir