quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Filho adolescente e o sono


Nem todos sabem, mas eu tenho uma filha adolescente. Uma graça! Linda, inteligente, perspicaz...Eu costumo dizer que é uma Verinha com upgrade. Ok, tá bom, tá bom... vou tentar ser menos coruja e voltar ao assunto... mas a verdade é que ela é tudo de bom. Exceto por um detalhe: Ela tem muito, muito sono.
Dizem que os bebês podem dormir de 12 a 16 horas por dia, que isso é super saudável e coisa e tal, mas alguém já botou reparo na quantidade de horas que um adolescente consegue dormir? É uma coisa impressionante! Algo digno de estudo.
Durante a semana, pra ir ao colégio, é um sufoco! Chamo duas, três, quatro vezes e a resposta é sempre a mesma: "Huuummm..." Demorei pra aprender, mas esse som estranho significa: " Só um minuto. Vou dormir mais um pouquinho". Hoje eu estou mais esperta, e não chego mais tão perto da cama ao chamá-la, pois já tomei muuuito travesseiro na cara às 6 da manhã. Chamo da porta do quarto mesmo e deixo o pé direito pra fora do quarto, caso eu precise fugir de algum objeto voador.
Final de semana eu deixo à vontade. Afinal, dormir é tudo de bom, né? Embora eu não seja muito boa nisso... Mas dormir até às 2 da tarde? Se eu fizer isso acordo com tontura e passo o resto do dia com o estômago embrulhado! E não pense que isso acontece só com a minha adolescente, viu? Essa é uma queixa geral de todas as mães de adolescentes que eu conheço.
Ok. Eu já li alguns artigos que botam a culpa do sono excessivo dos adolescentes na atividade metabólica intensa e nas mudanças provocadas pelo hormônio do crescimento, mas eu não me lembro de ter passado por isso...

3 comentários:

  1. Ai Vé.... eu sentia este mesmo sono "monstro" !!!! Mas isso faz muuuuuuuuuuuito tempo... Beijos, Déa.

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que ela é normal! rsrsrs...
    beijos
    Tô atenta aos posts sobre a viagem, viu?

    ResponderExcluir
  3. AIIIII maagra . A bruuna é foogoo . USHAUSHAUSHAUSHAUSHA' :D

    ResponderExcluir