domingo, 2 de maio de 2010

Você prefere o frasco ou o perfume?

Lembra daquele papo de que os melhores perfumes estão nos menores frascos? Pode esquecer! Parece que hoje não é bem assim. Já tem gente dizendo que o perfume é tão importante quanto o frasco e que perfumistas e designers de embalagem já têm quase a mesma fama. Tudo bem que de simples algumas embalagens não tem nada mesmo... Existem frascos inspirados nas curvas femininas, vidros em espiral, quadrados, redondos e até em formato de estrela. Aliás, sabia que o famosíssimo Angel, aquele da estrela azul-celeste, foi eleito pela Elle francesa como o perfume do século 21? Eu, especificamente neste caso, prefiro a embalagem ao perfume... mas abafa o caso! Melhor seria perguntar: Os jurados levaram em conta a embalagem na hora de eleger o Angel?? Sinceramente, eu não sei. Mas a verdade é que algumas embalagens são tão elaboradas que mais parecem objeto de decoração, né?
Elsa Schiaparelli (quem?) criou o Schocking, o primeiro perfume inspirado nas curvas femininas. Sua musa foi a atriz Mae West, símbolo sexual nos anos 30. Pois é... parece que esse movimento começou já faz algumas décadas. Só beeem depois disso é que veio Jean Paul Gualtier, um dos queridinhos da Madonna, fazendo o maior sucesso ao colocar um espartilho (peça que ele tentou evidenciar nos anos 80) num frasco moldado na forma de um corpo feminino. Será que era o corpo da Madonna, gente?
Parece que a "coisa" tá mudando, viu? Hoje, talvez o mais correto fosse dizer: Os melhores perfumes estão nos mais bonitos e criativos frascos e os designers de embalagens já são tão bem remunerados quanto os perfumistas... Sabia que na Europa algumas marcas pagam 20 mil dólares pela idealização e criação de um novo frasco?
Eu, hein?! Que "coisa" é essa? Será que a embalagem é capaz de determinar o sucesso ou o fracasso de uma fragrância? Eu acho exagero... Quer saber? Vou continuar comprando os meus perfumes pelo "cheiro", sem descuidar das notas de fundo (o único aroma que sentimos depois de algumas horas de uso). E se o vidro for feio? Dane-se! Eu escondo!

2 comentários:

  1. Verusca, vc ainda usa o Giorgio?! Aquele da embalagem amarelinha e branca?!
    Vou contar um segredo: eu descobri que existia perfume importado quando conheci vc... mas abafa isso pra sempre!

    Beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Hahaha!! Abafei!
    Não, Caru. Eu mudei! Estive num hotel há uns dois ou três anos e um cara, consultor de perfumes das revistas masculinas da Abril, me disse que aquele perfume não combinava com "alguém tão jovem!" rsrs... Argumento convincente, né? Depois disso, é claro, mudei para o perfume que ele sugeriu: Euphoria, de Calvin Klein.
    Beijo, querida!

    ResponderExcluir